DIÁRIO DO JORNALISTA EMANUELL NABA 2011
""O CÉU É O LIMITE""v.2.0

FOTOS DA NOITE DO JORNALISMO NA EXPÔ 2009

By JOR.EMANUEL NABA

PRESENÇA DE PROFESSORES ALUNOS,EX-ALUNOS E FUTUROS ALUNOS.FOI UMA NOITE ESPECIAL,ONDE O ESTANDE DA FACULDADE FICOU MUITO BADALADO,E ROLOU ALGUNS CLICKS COM AS PRESENÇAS ILUSTRES DO ESTANDE.CONFIRA ACIMA EM NOSSO PLASMA!

A SAGA DE ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO

By JOR.EMANUEL NABA


Contar tão somente que esses meninos, de origem tão humilde, alcançaram fama e prestígio além das fronteiras nacionais é reduzir a trajetória de Zezé Di Camargo e Luciano a uma mera síndrome de Cinderela. A bem dizer, não é de um salto que se faz uma história de Pirenópolis a Tóquio, onde a dupla arrebatou multidões, em 2004 e 2005. Feito o primeiro milhão de cópias vendidas, veio mais outro e mais outro e mais outro, somando hoje a marca de quase 26 milhões para 19 álbuns (sendo 15 de carreira, dois em espanhol e um álbum duplo ao vivo), em 17 anos.
E, se é para citar estatísticas, convenhamos, não há por que economizar.Zezé e Luciano ostentam na estante dois Grammys latinos, um como Melhor Álbum de Música Sertaneja (2004) e outro na categoria de Melhor Álbum de Música Romântica (2005). Ainda em 2004 levaram prêmio como Melhor Dupla da ABL (sim, a Academia Brasileira de Letras!). Também se orgulham pela conquista de dois troféus na categoria de Melhor Dupla de Canção Popular, do Prêmio Tim de Música (2206 e 2007). E, longe de parecer demagogia, Zezé não se cansa de exaltar que "o maior prêmio não são os troféus acumulados, e sim o carinho e a retribuição do público".
Não lhe faltam motivos para tanto. Em pesquisa encomendada pelo Instituto da Cidadania e pela Fundação Perseu Abramo em 2004 para traçar o perfil da juventude brasileira, Zezé e Luciano foram apontados como os "artistas preferidos" dos entrevistados entre 15 e 24 anos. Não deixa de ser curioso pensar que, àquela altura, com 13 anos de carreira, toda uma geração cresceu ao som de É o Amor. Esse reflexo indica que além de manter um grande público desde o início de carreira, a dupla vem seduzindo novos fãs a cada ano.Soma-se a esses fatos, o resultado de pesquisa realizada, em julho de 2007, pelo conceituado instituto Data Folha, indicando Zezé Di Camargo e Luciano como os artistas mais populares e mais escutados do Brasil. O mesmo instituto realizou, em julho deste ano, pesquisa no estado de São Paulo, e os dois foram eleitos como os artistas preferidos.
Se pudesse ser traduzida em números, a história de Zezé Di Camargo e Luciano seria contada da seguinte forma: até 2004, com esses 13 anos mencionados na pesquisa, 20 milhões de cópias, saldo acumulado até então, significavam aproximadamente 3 (três) CDs vendidos por minuto, ou seja, 176 cds/hora e 4.215 cds/dia. Não se incluem aí projetos especiais para empresas e vendas relativas a participações em CDs como trilha sonora de novela, CDs do projeto Amigos e outras participações. A dupla também figura como um dos três únicos artistas brasileiros a superar a marca de 100 mil DVD'S vendidos para cada um dos títulos lançados _ e foram apenas dois.
No palco, isso se traduz em 120 shows por ano e 30 mil pessoas, em média, por apresentação. É platéia que não acaba mais.A saga dos “2 Filhos de Francisco” Camargo e Camarguinho: foi assim que começou
Fã de Tonico e Tinoco, seu Francisco, um lavrador de Pirenópolis, cidadezinha do interior de Goiás, acalentava um sonho: ter dois filhos homens que pudessem formar uma dupla sertaneja. Quando nasceu Mirosmar José, o primogênito da família Camargo, cobrou da mulher, dona Helena: "Agora precisamos da segunda voz.." Um ano depois nascia Emival, o parceiro que faltava.
Sim, você já viu esse filme em algum lugar, mas falemos desse assunto mais adiante.
Quando Zezé, o filho mais velho, completou três anos, ganhou do pai uma gaitinha. Mais tarde, com o dinheiro que vinha da lavoura, seu Francisco comprou uma sanfona e um cavaquinho para os filhos, que àquela altura já formavam a dupla Camargo e Camarguinho. "Como eles tinham vergonha, eu dava dinheiro escondido para os outros pagarem os dois depois que cantassem. Era para incentivar", relembra seu Francisco. A dupla-mirim se apresentava em circos e rodoviárias.
Em 74, a família foi para Goiânia, abrigando-se num barraco de dois cômodos.A dupla Camargo e Camarguinho, que tocava canções de Tonico e Tinoco e de outras duplas da época, vez ou outra ganhava a estrada para se apresentar no interior do país. E foi numa dessas viagens, na volta de Imperatriz, no Maranhão, que um acidente de carro tirou a vida de Emival, com 11 anos.
"Éramos os irmãos mais ligados. Fiquei traumatizado por um ano", revela Zezé. Aos 13 anos trabalhava como office-boy. Aos 15, recuperado da fatalidade, já era o Zé Neto do trio Os Caçulas do Brasil, com quem chegou a gravar um disco. Em 79 formou parceria com um amigo de Goiânia, remanescente do trio. A carreira da dupla Zazá e Zezé, que teve boa expressão em Goiás e no Mato Grosso, deu origem a três LPs. Mas não vingou porque Zazá tinha planos regionais. Zezé queria ganhar o país.
Em 1987, Zezé partiu para São Paulo, em busca de carreira solo. Gravou dois discos pelo selo Três M, já extinto (hoje esses trabalhos pertencem à Continental). Por essa época, algumas de suas composições já eram sucesso nas vozes de duplas consagradas, como Chitãozinho e Xororó. "Apresentei 'Solidão' ao Leonardo, mas achava que ela deveria ser gravada pelo Amado Batista. Mas o Léo gostava muito da canção. Fez um playback sem me avisar.Só contou quando já tinha decidido gravá-la", lembra Zezé. A música acabou estourando nas vozes de Leandro e Leonardo. Luciano entra em cenaApesar das composições bem-sucedidas, o filho mais velho de seu Francisco queria mesmo era emplacar como cantor. Welson David, irmão 10 anos mais novo, imaginava que Zezé estivesse fazendo sucesso em São Paulo. "Vi você no programa do Bolinha", ligava, orgulhoso. Luciano nem desconfiava que quem segurava as pontas - e as contas - na casa de Zezé era, muitas vezes, Zilú, sua mulher.
Welson trabalhava como office-boy em Goiânia, mas já começava a soltar a voz. "Ele cantava no clube da Caixego (Caixa Econômica de Goiás, onde era funcionário), recorda-se dona Helena. No Natal de 1989, o mano mais velho foi visitar a família em Goiânia. Welson aproveitou para mostrar o que havia aprendido. "Vi que ele tinha tino para a coisa", lembra Zezé. "Comentei com a Zilú e ela deu a maior força, afinal era meu irmão, novinho, boa pinta e sem vícios." Zezé precisava mesmo encontrar um parceiro. Ele estudava propostas de algumas gravadoras, que só fechariam contrato se o cantor formasse novamente uma dupla.
E assim foi feito. Ensaia daqui, ensaia de lá, Zezé posou de maestro até ganhar o timbre certo de sua outra metade. Na hora de escolher o nome da dupla, a questão era: o que combinaria melhor com Zezé Di Camargo. "Que tal Lucian?", arriscou Zezé. "Por que não Luciano?", sugeriu Welson. Fechado. E assinaram contrato com a gravadora Copacabana.
Com o repertório definido e faltando um dia para a dupla entrar em estúdio, Zezé teve um estalo e compôs, de supetão, "É o Amor". Insistiu com os executivos da gravadora e conseguiu incluir a faixa no LP. Antes mesmo de o disco sair, foi o próprio Zezé Di Camargo quem deixou uma fita com "É o Amor" na rádio Terra de Goiânia. Seu Francisco, sempre incentivador, comprava 500 fichas telefônicas por semana e as espalhava pela vizinhança.Pedia que ligassem para a rádio e solicitassem a música que seus meninos haviam acabado de gravar. Funcionou: em 15 dias "É o Amor" era a mais pedida da cidade.
A conquista do BrasilFoi em 19 abril de 1991 que Zezé Di Camargo e Luciano lançaram seu primeiro disco. Em dois meses "É o Amor" alçava seus intérpretes ao primeiro lugar no hit parade. Em seis meses o CD de estréia dos cantores ganhava disco de platina duplo por 750 mil cópias. Em pouco mais de um ano atingia a casa de1 milhão de cópias.
Veio o segundo disco e 1,3 milhão em vendas; o terceiro, e mais 1,52 milhão; o quarto somou 1,6 milhão; o quinto, 1,7 milhão; o sexto rendeu 1,8 milhão, o sétimo, 1,85 milhão e o oitavo chegou a 1,9 milhão. Mal acostumados, no melhor sentido, os dois nunca mais abandonaram a casa do milhão. No dia 19 de abril de 2000, saiu o 1º CD ao vivo, duplo, com os grandes sucessos dacarreira: 1,7 milhão de cópias vendidas. Isso sem falar nos álbuns em língua castelhana, lançados em 94 e 2002. Os artistas também apresentam dois DVDs de carreira, que estão na lista dos mais vendidos do Brasil.Do palco para a telona
Parecia óbvio que a vida de Zezé Di Camargo e Luciano rendesse um filme. Enredo para tanto a vida real já havia traçado. O acaso se encarregou de dar a esse script o melhor destino possível. Ao ler numa entrevista que só faltava um filme na vida da dupla, Taís, fã incondicional, propôs ao pai Wilson Cabral que encampasse a idéia. Diretor da Columbia Home Vídeo, Cabral procurou a gravadora Sony Music. A Sony então levou o projeto à dupla e Luciano sugeriu o renomado time da Conspiração para produzir o longa.
Disposto a fazer seu primeiro longa-metragem, Breno Silveira abraçou a causa. "2 Filhos de Francisco" fez cair o queixo de muitos críticos e, em especial, da patrulha que sempre tratou o gênero sertanejo e romântico com desdém. E mesmo Zezé Di Camargo e Luciano, embora habituados aos milhões, espantaram-se com os 5,6 milhões de espectadores que fizeram do título o filme brasileiro mais visto nos cinemas em 2005. Bateu blockbusters como "Harry Potter e o Cálice de Fogo", "Os Incríveis", "Madagascar", "Batman Begins" e "Star Wars – Episódio 3". Soma-se a esse mérito a indicação para representar o Brasil como pré-candidato ao Oscar na categoria de 'Melhor Filme Estrangeiro'. Não foi escalado para o time dos cinco finalistas escolhidos pela Academia, em compensação entrou para o Guiness World Records como o filme que conseguiu reunir em uma única sessão o maior número de espectadores ao ar livre. A exibição aconteceu na véspera do aniversário da cidade de São Paulão, dia 24 de janeiro de 2006. O recorde foi batido na Estação da Luz, no centro da capital paulista. " Já é um sonho ver a nossa história retratada no cinema, quanto mais quebrar o recorde mundial de maior exibição pública de um filme. Sou extremamente grato a Deus por nos ter abençoado, ao nosso pai, responsável por aquele 'empurrãozinho', e aos nossos fãs. Afinal, não há show nem música sem platéia", declarou então Zezé Di Camargo.
Com uma platéia de cerca de 18 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (ou de 20 mil pessoas, segundo os organizadores), a exibição ocorreu em cinco telões montados na centenária estação de trens, antes do show da dupla em homenagem aos 452 anos de São Paulo. O recorde anterior registrado pelo Guinness aconteceu em 1998, quando 10 mil pessoas se reuniram no Battersea Park, em Londres, para assistir ao filme "Quinto Elemento".
Em dezembro de 2005, com o lançamento do DVD de "2 Filhos de Francisco", mais um recorde atingido: 600 mil cópias vendidas. Estatísticas à parte, a dupla é mais do que líder no mercado fonográfico e se consagrou _ por crítica e público_ no território cinematográfico.
Diz-se que na vida é preciso plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Bem, eles têm canções, filme, mais de um filho e de uma árvore plantada. E, em 2006, com gosto de cenas dos próximos capítulos, a trajetória dos dois foi lançada no livro "Simplesmente Helena", para contar em palavras o que os números traduzem como sucesso desses meninos de Goiás.Ou melhor, destes meninos sem fronteiras.

ROUPA NOVA-O ÍNICIO

Category: By JOR.EMANUEL NABA



No início o grupo chamava-se OS FAMKS (nada a ver com o ritmo funk e sim com as iniciais dos rapazes da banda).
Foi nesse conjunto de baile que os músicos do Roupa Nova se encontraram. Em 1970, CLEBERSON HORSTH que tocava guitarra em outra banda, foi convidado para substituir o tecladista. Cerca de duas semanas depois, entrava o baixista NANDO. Em 1972, KIKO e PAULINHO, que já tocavam juntos nos LOS PACHOS, ingressam nos FAMKS.Em 1975, os FAMKS gravaram seu primeiro LP, não obtendo o sucesso esperado. Um ano depois, resolveram inovar a banda com mais um tecladista. Entrava em cena, RICARDO FEGHALI, que também fazia parte dos LOS PACHOS.Em 1976, os FAMKS lançaram seu segundo LP e, após dois anos, completava-se a atual formação do grupo com a adesão do baterista SERGINHO, que antes tocava no conjunto A BOLHA e na banda do tremendão Erasmo Carlos.Os bailes foram suas grandes escolas (por isso que dizem que o Roupa Nova foi formado em meio aos bailes da vida), já com uma tendência para show.No final de 1979, OS FAMKS possuíam respeitabilidade como músicos de estúdio e, nesta época, foram convidados por Mariorzinho Rocha, por indicação de Eduardo Souto Neto, para gravar uma vinheta de final de ano para a Rádio da Cidade. Todos na rádio adoraram e sugeriram que Mariorzinho Rocha produzisse o grupo.OS FAMKS SE TORNAM ROUPA NOVANesse mesmo dia, Mariorzinho fez uma reunião com o grupo, disse que adorou o som do grupo e que iria produzi-los, mas que era preciso dar uma "roupagem nova" nessa idéia, dar uma "roupa nova"... Já estava escolhido o nome da banda, e coincidentemente o Milton Nascimento já tinha uma música com esse nome (Roupa Nova), que veio a fazer parte do primeiro LP da banda.POR QUE ROUPA NOVA?Roupa Nova porque a banda já existia, já havia um trabalho, a banda (Os Famks) já estava na estrada, já defendendia seu som, fazendo seus bailes pelas noites do Rio de Janeiro, e a idéia era remodelar um grupo que já existia. Mariorzinho Rocha também achou que comercialmente um novo nome soaria melhor. Os integrantes do Roupa Nova a principio estranharam esse novo nome, mas com o tempo abraçaram essa idéia.A CARREIRANo seu primeiro LP (1981) o Roupa Nova gravou 10 músicas, sendo que duas delas marcam a banda até hoje, CANÇÃO DE VERÃO, foi o hino do verão dos anos 80, o Roupa Nova até gravou um clipe dessa música e SAPATO VELHO, a preferida do grupo (segundo eles) e que até hoje é executada nos shows, e recentemente foi regravada no CD/DVD RoupAcústico (2004) pelo grupo.Em 1983, acontece o primeiro grande sucesso do Roupa Nova, ANJO, uma balada romântica, cantada pelo Serginho, invade as rádios do país e projeta a carreira do Roupa Nova de vez. O que se seguiu, ano pós ano, foi uma sequência de vários sucessos, "Whisky a go-go" e "Timida" (1984), "Um show de rock'n roll", "Seguindo no trem azul", "Dona" e "Linda Demais" (1985), "Volta pra mim" e "A força do amor" (1987), "Chama" e "Meu Universo é Você" (1988) e vários outros sucessos que se seguiram, além das trilhas sonoras de novelas.
Dessa época até os dias de hoje, são 25 anos de sucesso, 18 discos lançados, fora as coletâneas, participações especiais com Roberto Carlos, David Coverdale, Gal Costa, Fagner, Fafá de Belém, Fábio Jr, Xuxa, Angélica, Joana, José Augusto, Milton Nascimento, Simone, Rita Lee, Chico Buarque, Daniel, Leonardo, Fat Family, Sidney Magal, Netinho, Sandy e Júnior, Chitãozinho e Xororó, Marlon e Maicon, Gian e Giovani, Byafra, Cesar Camargo Mariano, Aléx Goes, Sandra de Sá, Guilherme e Santiago, Padre Marcelo Rossi, Padre Fábio de Melo, Grupo Raízes, Cantores de Deus, Nill, Kleber Lucas, Gretchen, entre outros. Aberturas e temas de novelas, vários discos de ouro, platina, prêmios Sharp, prêmio da Rádio Suave de Manhattan, prêmio Caras e inúmeras vinhetas como o importantíssimo Tema da Vitória do Senna, de Eduardo Souto Neto (que hoje ainda é tocado nas vitórias de Rubens Barrichello na Fórmula 1), o famoso tema do Rock in Rio, a trilha sonora do cigarro Hollywood, a música de abertura do antigo programa Viva o Gordo (do Jô Soares) e a música instrumental Vídeo Game, que foi utilizada na abertura do telejornal da Manchete.NOS DIAS DE HOJE Em 2004, o Roupa Nova decide inovar novamente, depois de 3 anos sem lançar um novo trabalho, o ultimo havia sido "Ouro de Minas" em 2001, o grupo resolveu lançar CD/DVD Acústicos, intitulados "RoupAcústico", esse disco foi gravado nos dias 23 e 24 de Abril, em São Paulo no Olympia, e já vendeu mais de 250.000 cópias.Além da excelente vendagem deste disco há mais uma novidade, agora o Roupa Nova tem uma gravadora, a "Roupa Nova Music", pela qual irá lançar seus discos e investir em novos talentos também. O primeiro produto desta nova gravadora é mais que vitorioso, "RoupAcústico" trouxe o RN de volta a mídia televisiva do país a apresentou canções inéditas.Recentemente o Roupa Nova escreveu mais um capitulo dessa história de sucesso, para ser mais preciso em 2006 no palco do Tom Brasil em São Paulo, nos dias 14 e 15 de Junho ocorreu a gravação do CD/DVD RoupAcústico 2, que na verdade é uma continuação do trabalho acustico iniciado em 2004. Esse novo CD/DVD também é muito importante pois veio reafirmar a força do Roupa Nova e da Roupa Nova Music.Assim, com muita história na bagagem, o Roupa Nova vai trilhando esse caminho tão incerto, mas tão gratificante que é a música.

HISTÓRIA DA REDE RECORD

By JOR.EMANUEL NABA



Às 20 horas do dia 27 de setembro de 1953, a TV Record entrou no ar com a exibição de um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. A sorte estava lançada e a história da emissora que mais contribuiu para a evolução da música popular brasileira estava apenas começando.Equipada com a tecnologia mais avançada para a época, a chegada da TV Record causou impacto na imprensa.
O jornal "O Estado de S. Paulo", por exemplo, publicou uma matéria de página inteira com o título: "Entra no ar em São Paulo uma das maiores tevês do mundo". Estava provado que a ousadia dos proprietários, a família Machado de Carvalho, valeria a pena.
Nos primeiros anos, a emissora dedicou-se aos programas musicais como "Grandes Espetáculos União", apresentado por Blota Jr. e Sandra Amaral, tornando-se líder de audiência em pouco tempo. Além de shows, a TV Record investiu em telejornais. Mas foi a programação esportiva que acabou sendo um dos grandes trunfos da emissora. Programas como o famoso "Mesa Redonda" (link), criado em 1954 e apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara, fizeram escola na televisão.
A emissora também resolveu sair a campo e transmitir, ao vivo, partidas de futebol। A partir daí, tornou-se pioneira na cobertura esportiva, transmitindo quase todos os acontecimentos esportivos em São Paulo como, por exemplo,lutas do Campeonato de Pugilismo. A Record foi a primeira emissora a transmitir, ao vivo, o Grande Prêmio de Turfe do Brasil, em 1956, direto do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.

2005O ano de 2005 foi marcado pelo crescimento e consolidação da vice-liderança, principalmente no horário nobre, das 18h00 às 00h00.A novela Essas Mulheres, inspirada em clássicos brasileiros de José de Alencar, estréia em maio e mantém o sucesso da nova fase da teledramaturgia na Record. Roberto Justus chega com a segunda versão do reality O Aprendiz em junho. O útimo programa marcou 16 pontos de média e teve como vencedor o participante Fábio Porcel.No mês de agosto duas grandes estréias: O profissionalismo e carisma do jornalista Britto Júnior se junta a Ana Hickmann e Eduardo Guedes no comando do Hoje em Dia Eliana estréia o Tudo é Possível, um programa com atrações para toda a família com destaque para o reality Saindo com a Sogra. Também neste mês, Eder Luiz e Neto chegam com o Vídeo Gol no início das tardes de sábado. O Cine Aventura traz filmes de sucesso nas tardes de segunda a sexta e estréiam as séries CSI - Investigação Criminal e Las Vegas, além dos programas Guinness - O Mundo dos Recordes e As Maiores Curiosidades do Mundo.Em setembro de 2005, o Instituto Record de Responsabilidade Social estreou o Ressoar com apresentação de Bianca Rinaldi. A atração incentiva às ações sociais em todo o País. No dia 24 de outubro, a novela Prova de Amor inaugura o complexo de teledramaturgia RecNov, no Rio de Janeiro, e substitui Essas Mulheres. A trama garante à Record grande sucesso em audiência, chegando até a ficar na liderança, em alguns minutos, vencendo o principal telejornal da emissora concorrente.Márcio Garcia traz uma nova linguagem de programa para as tardes de sábado em novembro. O Melhor do Brasil chega com a proposta de mostrar o país e seus talentos.Também em novembro, Tom Cavalcante comanda o Tom de Bola, um programa que traz o humor para as tradicionais mesas redondas esportivas. A atração é transmitida às quartas-feiras, logo após o futebol.Para fechar o ano de 2005, a Record exibe uma série de três programas com o tema Fim dos Tempos. Repórteres da emissora percorreram os quatro cantos do mundo para mostrar os dramas da humanidade e os avanços da ciência que levantam questionamentos éticos. Os programas contaram com efeitos especiais que simularam grandes catástrofes nas metrópoles da atualidade.
2006
Logo no início de 2006, em janeiro, o novo Jornal da Record entra no ar com apresentação de Celso Freitas e Adriana Araújo. No mesmo mês, Dudu Braga chega à emissora para dividir a apresentação do programa Ressoar com Bianca Rinaldi. Também estréia a série Avassaladoras, uma co-produção com a Fox Films que conta com a atuação de Márcio Garcia em um dos personagens principais.
O fim de noite da Record ganha um novo telejornal em fevereiro. Janine Borba comanda o Jornal 24 Horas. Paulo Henrique Amorim passa a comandar o Domingo Espetacular ao lado de Lorena Calábria.
Em março, mais um horário de teledramaturgia na Record, às 21 horas. Cidadão Brasileiro estréia com nomes como Lucélia Santos, Cecil Thiré e Luiza Thomé no elenco. A novela é escrita pelo experiente Lauro Cesar Muniz.
A cobertura da Copa do Mundo na Alemanha conta com 25 profissionais da emissora que trazem todas as informações, grande parte ao vivo, do maior evento esportivo do mundo.
Em julho, mais uma superprodução em novelas. Bicho do Mato substitui Prova de Amor (que marca em seu último capítulo 23 pontos de média no Ibope) na faixa das 19 horas.
A terceira versão de O Aprendiz chega em agosto. Roberto Justus comanda o programa que desta vez tem prêmio dobrado. O vencedor concorre a um salário de R$ 500 mil e um emprego em Nova York.
No mesmo mês, Maria Cândida passa a comandar a primeira edição do Tudo a Ver com o resumo do melhor da programação da Record.
O jornalismo Record conquista o Prêmio Tim Lopes de Investigação Jornalística com a reportagem que abordou o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Agosto também é marcado pela campanha Dia de Fazer a Diferença. Funcionários da emissora em todo o Brasil se mobilizam para realizar ações sociais no dia 27.
Um novo reality-show chega a Record em setembro. O Troca de Família propõe para duas esposas trocarem de casa durante uma semana.
Mais um prêmio para o jornalismo Record. A reportagem sobre a guerra de bicheiros pelo controle dos caça-níqueis na zona oeste do Rio de Janeiro vence o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo.
A novela jovem Alta Estação estréia em outubro e abre mais um horário de novelas. Outra premiação para o Jornalismo Record. Desta vez o consagrado Vladimir Herzog, uma conquista inédita na emissora. A vencedora foi a série de reportagens sobre os esquadrões da morte no Brasil.
O clássico do desenho animado Pica-Pau estréia na Record em novembro e marca a vice-liderança isolada no horário de exibição.
A Record é eleita destaque do ano pela Academia Brasileira de Marketing e o Jornalismo fatura o Prêmio CNT com a série de reportagens Brasil Sobre Rodas, exibida no Jornal da Record.
Também em novembro estréia, às 22 horas, a novela Vidas Opostas que marca o maior índice de audiência no primeiro capítulo de novelas na história da emissora.
Em dezembro a emissora exibe o filme inédito Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson, e marca históricos 20 pontos de média.
Em 2006 a Record consolida a vice-liderança em faturamento publicitário e audiência, marcando um crescimento histórico na TV brasileira। Para confirmar este feito, a emissora vence o Prêmio Caboré, o mais importante da propaganda brasileira, na categoria veículo de comunicação - mídia eletrônica।
RECNOV
Em 10 de março de 2005, a Record finalizou a compra dos estúdios onde o humorista Renato Aragão produzia seus filmes. Agora o complexo se chama RecNov (Record Novelas) e fica no bairro de Vargem Grande, no Rio de Janeiro.
O terreno possui 75 mil m² de área total com 8 mil m² de área construída que comportam três estúdios: 2 deles com 1120 m², ideais para a produção de novelas e um o terceiro estúdio com 340 m².
Equipamentos de última geração foram instalados nas dependências da RecNov, além de carros de externa que contam com um switcher equipado com tecnologia de ponta. As gravações de Prova de Amor, a primeira novela produzida nesses estúdios, foram feitas no último dia 08 de setembro de 2005.
Agora a RecNov passa por um período de ampliação. Mais dois estúdios com uma área total de 3,5 mil m² estão em construção, além de um prédio que abrigará as áreas administrativas e camarins. Em outro galpão com 2,5 mil m² ficará a Fábrica de Cenários. Futuramente serão construídos mais três estúdios com 5,6 mil m² de área total e um depósito de cenários com 2,5 mil m².